terça-feira, 11 de novembro de 2014

Textos da semana


Privatizar é a ordem e o progresso
É de causar sobremaneira lamúria o fato de ver que todo um sistema educacional se limita a um exame chamado Enem. Em pleno 2014, estamos diante de um projeto que segmenta o saber, não valoriza a individualidade, e sobretudo, tem uma estrutura - até os dias de hoje - similar ao de um sistema carcerário. Privatização seria a palavra de ordem e progresso. Educar, é antes de tudo, integrar aspectos culturais como a música, o esporte, o teatro, o cinema, a poesia, dentre outros aspectos. Em suma, é sobrepujar a dúvida e o debate utilizando da mais elevada tecnologia.
Falta muito para sairmos do elo educação e prisão. Lembrando Foucault:
cela = 30 pessoas/ sala = 30 pessoas/ recreio = banho de sol/ coordenação = diretoria-geral do presídio/ inspetor = guarda/. E olha que isso é tão retrógrado que o autor morreu há mais de três decênios. E os inteligentes ainda insistem em falar: "A educação é do Brasil, é do estado. Não podemos torná-la um negócio". Que continuem presos então seus idiotas. É como dizia Baruch Spinoza: O homem luta por sua escravidão como se fosse por sua liberdade. É isso.

O que um idiota escreve na redação do Enem
Publicidade infantil foi o tema escolhido para o Enem deste ano. Pois bem, considerando o fato que os jovens não são consentâneos intelectualmente, é provável que a abordagem de 90% tenha ficado submetida para com frases da têmpera: A criança não pode se apegar aos bens materiais/ A criança não pode ser vítima do sistema/ A criança não pode ser influenciada/ A criança deve ser imparcial.
Em vez de escrever esses tipos de imbecilidade gostaria de saber o porquê de não aprofundar sobre as leis, a influência da propaganda no aspecto comportamental, as diferenças das crianças de hoje para com as de uma década atrás, fora tantos outros fatores, sobretudo, os que comportam as estratégias de marketing das empresas. Por que a maioria não possui uma visão complexa, e, por corolário uma abordagem mais rica? Há uma certa palavra que define bem esse pensamento paupérrimo passado por muitos professores: esquerda. É como dizia o ímpar Nelson Rodrigues ao jovens: "Cresçam seus idiotas". É isso.

Brasil e Venezuela
O Brasil hoje é o sétimo país do mundo com o maior número de homicídios, está com um problema grave no que prima a inflação, possui um decreto que vigora ao PT determinar os juízes que condenam políticos, anda com problemas no setor petrolífero, tende a enfrentar uma crise elétrica ano que vem, investe em regiões ditatoriais vizinhas, está avançando de modo veemente no endividamento das estatais, sofre com problemas de seca, e sobretudo, é controlado por um partido que hoje tem um projeto que almeja censurar a imprensa. Resumindo: todos os fatores citados até aqui foram adotados nos 14 anos do governo do partido de Chávez na Venezuela. Aliás, o PT em breve completará 14 anos à frente do poder. Não é muita coincidência? Pois é, isso se chama foro de São Paulo, mas vamos ignorar tudo isso aí. A novela, o futebol, as postagens idiotas: tudo é mais importante que o rumo no qual o país está seguindo.

Daniel Muzitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário