terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Nietzsche em 2015

Acabo de analisar uma tese de Nietzsche na qual fora retomada por um bom professor denominado de Maro. Pois bem, o então dito-cujo traz à tona uma indulgente crítica do autor acerca do sofrimento. Certa vez, e isso faz um tempo, tive a oportunidade de ler uma obra-prima que constava: "O sofrimento não pode ser um mal a ser abolido, e sim deve ser visto como algo positivo, algo a ser superado". (Presente no Nascimento da Tragédia) O intelectual em questão enfatiza que a sociedade brasileira é decadente - e o pensamento de Nietzsche configura o raciocínio - porque não encara os seus problemas. Ao contrário, perante os óbices optamos por um entretenimento burro. Minha crítica a ele é apenas uma: cite mais exemplos.
Outrossim que os imbecis como o Felipe Neto, Pc Siqueira e outros idiotas que fazem vídeo, e, que por sua vez foram lembrados pelo professor por só produzirem conteúdos que segmentam o saber, sim, poderíamos citar as novelas, o funk, o pagode, os vários programas de TV que não agregam em absolutamente nada, os livros de autoajuda: todas essas adinamias parvas são instrumentos de uma puerilidade semântica notória de modo a cessarmos uma produção intelectual minimamente inteligente. E esse é o Brasil, um país com poucos debates, pouca literatura, e sobretudo, muita estupidez.
Como corolário da abordagem, o homem culto hoje é visto com certa rejeição. O fraco é o exemplo, o modelo a ser seguido. É um laboro adquirir algum prestígio num país cuja bunda é mais atraente que um cérebro, e pior, quando muito possuímos a tendência da perda de valores importantes e a produção de um pérfido e podre ar doutrinador. Parabéns ao senhor Maro pela bela explicação. É isso.
Acompanhe o vídeo:

Daniel Muzitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário