quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O futebol e a arbitragem


Breve gente seja dúvida. "Sinto que a morte me tem constantemente em suas garras. Não importa o que eu faça, ela está presente em toda parte". Nada mais congênito que preambularmos esta postagem lancinante, com uma opulente citação de Montaigne.

A arbitragem no Brasil

O assunto em questão no que concerne ao futebol brasileiro no último fim de semana, fora marcado pelo lance que resultou na vitória do Flamengo sobre a equipe do Vasco da Gama, em partida válida pela oitava rodada do campeonato carioca.


O lance pessimamente anulado, implicou tão em manifestações enérgicas de torcedores da equipe do Vasco da Gama, evidentemente. A jogada foi clara, e como bem mostrou o replay, a bola entra cerca de 33cm após a linha da baliza. Torcedores cruz maltinos, sacralizaram o clássico dos milhões. Frisaram tais, que o jogo foi comprado, ou que sempre beneficiam a equipe da Gávea, ou mesmo coisas desse patamar.



Na última copa da África, como bem lembrou o jornalista da Espn, Mauro Cezar Pereira, o mundo protagonizou um erro similar numa partida que envolvia os ingleses e os alemães. Na ocasião, a prejudicada Inglaterra, também saiu derrotada, bem como a equipe de São Januário. Será que existe uma conspiração em prol do Flamengo? Nunca, jamais o clube foi prejudicado? Eu já vi em vídeos, o Flamengo levar um gol do Botafogo marcado pelo ex jogador Maurício, que por sua vez, cometera uma falta escandalosa. Como bem vi, no carioca de 2007, o juiz prejudicar o alvinegro contra o mesmo Flamengo. Num Fla-Flu, Assis já fez um gol impedido em plena final. Até como, também já vi o Flamengo ser extremamente prejudicado numa libertadores contra o defensor do Uruguai.

Existem juízes ladrões, é claro que sim. O Edílson Pereira de Carvalho serve como exemplo. Mas será que há mais ladrões? Ou eles são ruins mesmo? Já citei partidas de anos atrás. Creio que houve sim um exacerbamento no que tange a quantidade de erros. O ritmo de jogo hoje, é bem mais rápido.

O debate sobre arbitragem é um assunto muito mais complexo. Penso que todos são de concórdia, quando friso que o futebol hoje é bem mais corrido. E se ele mudou, a arbitragem tem que mudar. Que mudanças as federações conceberam as arbitragens?

Sabemos que um árbitro ganha por jogo, pois o seu trabalho, não é regularizado. Caso ele venha a errar; como errou o árbitro no jogo dos milhões, ele é afastado, ou pior, rebaixado para apitar jogos menores. E por conseguinte, irá ganhar menos. Um juiz de futebol, por obrigação, deve ter acompanhamento médico, e testes amiúdes para com sua visão. Será que isso é acatado? O único teste físico ocorre de três em três meses, donde o "trabalhador", deve percorrer tantas voltas em torno do estádio em tempo determinado; e sequer verificam se ele está dopado ou não nesse respectivo exame.

Com tudo o que ressaltei, alguém acredita que um juiz de futebol irá se resguardar apenas a essa profissão? Claro que não. Todos ou quase todos, exercem outro tipo de atividade. E se alguém não se dedica 100% a uma coisa, a probabilidade do erro é bem maior. Enquanto tratarem o árbitro como amador, a arbitragem será amadora. A esses torcedores que jogam malquerenças, e incitam possíveis corrupções dentro dos bastidores. Entendo o fanatismo de vocês, mas, vou presenciá-los com um recadinho de um amigo alemão que tem o codinome por Nietzsche. "O fanatismo, é a única forma de força acessível aos fracos".

Muito obrigado,

Daniel Muzitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário