Estudos de toda ordem assentam para com o fato de que o Rio de Janeiro é uma das cidades que menos oferecem oportunidades de emprego. Não à toa, pois bem, evidentemente que isso é um corolário de um Estado enorme e perdulário. Em contrapartida, contribuem por igual para essa realidade o povo considerar, por exemplo, opiniões de celebridades acerca de diversos temas ao passo que ele, povo, menospreza e/ou não busca considerações de especialistas de cada área. Amostras de atos como esse não faltam. Vejo jovens tendo Gregório Duvivier, um pseudo-humorista, como referência para a área econômica, bem como Chico Buarque sendo modelo padrão no âmbito da redução da maioridade penal. Rememorando que o Chico é contra a redução aqui no Brasil. Entretanto, mora em um país que com 13 anos o sujeito já responde por seus atos. Em suma, opiniões de famosos em princípio estão à frente de tudo e todos.
E mais, vejo isso no meu contexto. Ou seja, há pessoas que nunca leram um livro afirmando que eu estou errado em algum ponto considerando a minha área. Hoje mesmo tive o descontentamento de ver a Mônica Iozzi criticando o Trump, e, pasmem, citando a seguinte frase: "Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade". Esse pensamento é de Nelson Rodrigues. Em resumo, o jornalista que declarou guerra à esquerda. Iozzi fez campanha a Marcelo Freixo. Logo, um radical esquerdista. Nelson, se vivo fosse, vituperaria o Psol às claras. Aí a apresentadora cita o homem da direita para criticar a direita americana sendo, pois é, de esquerda.
Estamos vivenciando um período cujas pessoas sabem quase nada sobre quase tudo; algo, portanto, suficiente para serem consideradas enquanto formadoras de opinião. Por fim, decerto concordo com Nelson Rodrigues quando ele diz que os idiotas tomarão conta do mundo. Afinal, a Iozzi - mulher que chama o Trump de idiota já tendo sido apresentadora de um dos programas mais imbecis da TV - possui mais de 1 milhão e meio de seguidores. Vendo o sucesso da Iozzi, sim, concluo que os idiotas já tomaram conta do mundo. Nelson tinha razão.
Daniel Muzitano
Daniel Muzitano
Nenhum comentário:
Postar um comentário