Sigamos no prélio pela etimologia como método crucial de ensino. Mais uma vez, pois bem, porfio que o estudo pelos verdadeiros sentidos das palavras facilita e muito a vida de estudantes. Assim sendo, é trivial haver o uso de termos como SESSÃO, CESSÃO, SEÇÃO e SECÇÃO. De súbito, ratifico para com o fato de que quase ninguém acerta tais.
Sessão = Substantivo oriundo de sedere (sentar). O vocábulo comporta como sinônimo "Reunião" uma vez que nela sentar-se-ão à mesa. Exemplo: Sessão de cinema.
Cessão = A expressão é consequência de cedere (ceder). É pouco utilizada haja vista que "Passagem", um sinônimo, é mais bem lembrada. Empréstimo, transferência e afins também possuem a mesmíssima lógica.
Seção ou Secção = Provém de sectio (segmento). Seção produz o sentido de divisão ou departamento. Exemplo: Vá a seção do Rh.
Bato na tecla de que é um crime a exiguidade de nosso ensino ao passo que dilacera a etimologia. Trata-se de um absurdo. Ou seja, AB (fora) + surdus (tom). Estamos fora de tom faz tempo. Não à toa os jovens gostam de funk. É isso.
Daniel Muzitano
Nenhum comentário:
Postar um comentário