quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Erros de português

Como de praxe, e decerto creio não ser o único, estava sentado à mesa assistindo a um dos tantos programas esportivos que passam na hora do almoço. De repente, eis que ouço um jornalista enunciando dois termos de modo errado. Palavras por sua vez que são um tanto quanto consuetudinárias. Grosso modo, me malparo a dizer que tal questão gera dúvidas para muitos.
"Estamos batendo ( "REcorde" ou "reCORde" ) com a promoção, basta clicar em ( "ASTERISCO" ou "ASTERÍSTICO" )..........
Pois bem, vamos preambular com a dualidade "ASTERISCO" e "ASTERÍSTICO". A segunda alternativa, normalmente a mais utilizada pela maioria, sim, é inexistente. O correto é "ASTERISCO". Os romanos usufruíam tal palavra para designar "ASTER", daí afloraram vocábulos como "ESTRELA" e "ASTRO". Basta notarmos que o símbolo do "ASTERISCO" possui similitude para com uma estrela. E quanto ao "REcorde" ou "reCORde"? Qual seria a pronúncia correta?
Mais uma vez, é nítido que a maior parte das pessoas erra. A expressão "RECORDE" é uma paroxítona. Todavia, por influência de jornalistas, o povo passou a julgar tal vocábulo como uma esfera proparoxítona. Diga sempre, de modo a não errar mais: "reCORde". É isso.
Daniel Muzitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário