De súbito, quero deixar claro que estou formulando esse texto porque uma doutora em português não sabia da explicação a seguir. É um tanto quanto lôbrego um povo que já consumiu Machado de Assis, Drummond, Vinícius, Nelson Rodrigues, Castro Alves e um Gregório de Matos, pois é, não ter ciência, e pior, fazer uso correto de modo consuetudinário de todas as vogais sem saber de fato quantas comportam o nosso alfabeto. A culpa não é sua. Eu, assim como boa parte dos brasileiros, aprendi no primário com a "Titia gordinha" que existem apenas 5 vogais.
Pois bem, nossa titia estava equivocada haja vista que somos constituídos por 7 vogais independentes. Alguns arriscariam frisar que estou me referindo quanto à acentuação, não, definitivamente não é o caso. Alguém discorda que o "E" presente na palavra "SEIO" é diferente do "E" presente no vocábulo "MELHOR"? E mudou alguma coisa no que se concerne à grafia? O mesmo ocorre com o "O" de "DROGAS" e o "O" de "BOLO", certo?
Portanto, temos duas letras "E" bem como duas letras "O". Contudo, isso não ocorre com o "A", o "I" e o "U". Para que os outros citados sofram alguma mudança fonética necessitam tais de uma consoante ou de um acento; não é o caso do "E" e do "O". Ao pronunciar "AMA" e "BALA" temos claramente uma nítida diferença, todavia o "A" do "AMA" só possui vida graças ao "M". O mesmo "A" ocorre em palavras como: "CRIANÇA", "LÃ", "CAMPO" e etc. Em suma, só existe o "A" de "BALA", "CASA" e por aí vai.
Bom, partindo dessa tese, por que não contamos as consoantes com mais de um fonema também? Por exemplo o X com som de Z? Há dois motivos: 1 - Consoantes não são bases de uma língua. 2 - A língua portuguesa é um conluio de várias línguas, ou seja, se dermos ênfase para com a complexidade fonética de cada letra, teríamos uma imensa dificuldade ao aprender outras línguas. As vogais precisam ser contadas em 7 pois formam a base de tudo haja vista que não existe palavra sem vogal. Obs: sigla não conta como palavra, e sim como uma configuração de várias palavras. Maldita "Titia Teteka". A, E, E, I, O, O e U. É isso.
Daniel Muzitano
Nenhum comentário:
Postar um comentário