quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Os idiotas da imparcialidade


Meu dia teve como frontispício intelectual uma releitura de contos do pouco conhecido porém brilhante Artur Azevedo. Se vivo, indubitavelmente o autor seria de todo esmorecido para com a direção que estamos rumando no que diz respeito ao intelecto cultural. Digo isso posto na crença própria que o processo em questão é definitivo se levarmos em consideração o fato do mesmo nos incitar a uma série de campos.
Fico exasperado quando vejo o espaço que o funk, o pagode, os assuntos de segunda instância. Sobretudo, programas imbecis como esquenta, sexo e as negas e um pânico da vida possuem: fora outras boçalidades. Claro que o povo é burro e se esfacela sem ter um porquê. Mas, não deixa de ser um método estrambólico tal programação. Talvez isso possa explicar o comportamento da plebe ao tratar da política. Em suma, a grande maioria não procura informações precisas sobre o que posta nas redes sociais. Tampouco, reflete sobre o que relata.
Frases como: "Esta revista não é imparcial" servem de exemplo para com a ineptidão popular. Obviamente, no momento que você opta por algo já não é imparcial. A diferença é que alguns veículos deixam isso claro. Outros, não. E convenhamos, até uma criança sabe disso. É, bem que Nelson Rodrigues avisou sobre a revolução dos idiotas. Hoje por sua vez comandada por Dilma Rousseff. Daqui a pouco além da cultura ter a característica da estupidez, terá também a normalidade de tratar o marco civil, o mais médicos, o mensalão, a corrupção da Petrobras: tudo que esboça o escândalo como menção para com a ordem e o progresso. Ah sim, a origem do termo idiota implica tão no pronome "EU" e no verbo "OUVIR". Portanto, idiota nasceu com a tradução de: o ser que só escuta a si mesmo". Logo, vocês, os idiotas da imparcialidade.

2 comentários:

  1. Meu jovem amigo, estamos no poço do faz-de-conta. A tv aberta do Brasil, com raríssimas exceções, brinca de fazer televisão através de uma programação inútil, que não acrescenta nada ao telespectador, exceto anestesiá-lo, domesticá-lo, manobrá-lo. Também aqui brincam de fazer política, brincam com educação,brincam com a saúde. Acho que já estamos idiotizados, caso contrário, os gestores dessas ignomínias, não teriam ultrapassado o percentual de dois ou três por cento dos votos válidos, agora no último pleito.
    Valeu pela sensatez do post, Daniel. Continues extravasando tua lucidez.
    Tenhas uma boa tarde.

    ResponderExcluir