segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Até que enfim um debate


O termo debate no papai Aurélio possui a tradução de: discutir temas. Portanto, considerando o dicionário em questão podemos concluir que ontem finalmente houve um debate. Dilma e sua cintilante equipe de assessores resolveram mudar de tática; ao invés de porfiar nos ataques; algo que não vinha funcionando com o tucano, preferiram apontar números e adotar um discurso que cria identificação nas classes mais baixas: o do esforço, do trabalho sério, dentre outras especificidades.

A candidata à reeleição começou ganhando, mas suas mentiras assolaram sua própria lógica. A petista mais uma vez mentiu ao falar que o bolsa família foi criação do PT, engazupou quando abordou certas questões de Minas, e sobretudo, ressaltou o maior dos absurdos quando revelou que a inflação está controlada. Todavia, apesar das inúmeras mentiras, Dilma estava mais bem preparada nesse debate da Record se compararmos aos anteriores. Se Aécio não tivesse mudado seu discurso, certamente teria perdido feio.

Já que o debate se tornou de fato um debate, Aécio se viu na obrigação de desconstruir o discurso da Dilma, e empregar a retórica dos mais carentes; aspectos que ao longo do programa deram certo. Dois foram os destaques dos tucanos a meu ver. Primeiramente, o áudio de Dilma na propaganda do PSDB ressaltando que o tucano foi um dos melhores governadores do Brasil. O slogan foi muito bem utilizado: "Aécio aprovado até pela Dilma". Esse "Até" foi o advérbio determinante a fim de ressaltar desprezo e discordância para com a candidata.

Em segundo plano, o feliz discurso de Aécio rebatendo a petista quanto ao tema da Petrobras: "Que triste o país onde a presidente da República é que determina quem será investigado. Isso pode funcionar em algumas ditaduras amigas do seu governo, mas não no Brasil". Perfeito. Com essa fala Aécio decifrou bem o que foi, e o que é o governo Dilma. É notório que muita coisa mudou no debate, exceto o analfabetismo da presidente: "O pronatec foi um programa que eu tenho imensa orgulho". Dilma é incompetente independente de sua tática, e ontem fez valer em seu discurso o antigo conselho de Montaigne: "Nada parece verdadeiro que não possa parecer falso". É, cai quem quer. É isso.    

Daniel Muzitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário