segunda-feira, 14 de julho de 2014

O fundamental



Desempregado há alguns meses, e com uma excessiva sede por saber. Hoje fora um dia de tanto proveitoso. Entre um poema e outro de Baudelaire. Um especial ou outro de Drummond. Recordei-me de contemplar a coluna do professor Pasquale na Folha de São Paulo, bem como a do meu professor Ozanir no Globo. Estive por fim rico, apesar de como já havia dito, desempregado por sua vez. De fato uma tarde esplendorosa. Mormente, introspectiva. Como uma noite tão bem preambulada pela leitura da Veja do benigno blogueiro Reinaldo Azevedo.

Ao passo que de avultado cabedal em matéria de bons conteúdos ao que tange meu conhecimento, estive a questionar sobre quem no Brasil tem o hábito de ler sobre esse tipo de assunto. Digo-lhe em prol, não obstante, alguém que introjete a poesia, a música e a política no seu cotidiano. Quem em meio a multidão se sente só? Parece que nem Baudelaire soube responder de modo que não de introspecção.

E já que citei tantas praias e praças culturais. Sugiro ao leitor em meio a minha querela, que o trabalho bem como a música alongam a relação ser humano e cultura. Certos lerdaços chegam a dirigir a palavra a mim delegando que cometo preconceito por não tratar o funk, os programas de TV atuais, o pagode, a religião e o mundo do sertanejo universo otário como um processo cultural.

Existem duas definições de cultura nos campos intelectuais as quais o prezado leitor irá concordar com pelo menos um deles, senão com ambos. O primeiro seria a cultura segundo o senso comum, portanto, o famoso QI. De posterior a esse, temos a cultura segundo a visão antropológica, que nada mais é do que traços que regem o comportamento do indivíduo. Penso que os dois se casam quanto a mim e ao que almejo como cultura. Já aos demais que me criticam, não. Mas é como Nelson Rodrigues enfatizava: Dos burros, só quero as vaias. Que os incultos me perdoem, todavia a inteligência é fundamental. E como de tão igual, seu excesso.  

Daniel Muzitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário