quarta-feira, 12 de março de 2014

A R-E-C-E-I-T-A E O A-C-O-R-D-O


Breve gente seja dúvida. A gente sabe que a morte não é nada senão uma palavra(.....) rica em escuridão, e pobre em luz. "Nada é bastante ao homem, para quem tudo é demasiado pouco", Epicuro.

A receita que não muda

Basta um acidente em qualquer lugar do mundo, para aflorar em tom graúdo, este típico comportamento execrável da dona rede Globo. É impressionante como o trágico é sempre um prato cheio para a respectiva emissora. A velha receita do "Seja feliz com o que tem", ou mesmo do, "Passe a se conformar enquanto eu lucro". Quem reclama, deixa de reclamar, porque se dá por satisfeito só pelo fato de estar vivo, e com isso, o kaos se mantém.

A catástrofe hoje foi em Manhattan, no tão Eua. E de clarividência, a cobertura será mais que especial no que tange a política da Globo. Rilke dizia que o belo é o início do trágico, todavia para a rede Globo, o trágico é o belo. As linhas se perpetuam, e o compêndio de especificidades abomináveis, tende a fazer parte cada vez mais do rosto humano dogmático incitado da tão, para o povo.

J-O-S-É  S-A-R-N-E-Y

É de tão obscuro, de tão inexplicável, o novo ato do tão repugnante José Sarney. Alguém se lembra do farisaísmo quadro "Soletrando" do programa caldeirão do Huck? Pois bem, fiquem sabendo que esse não irá mais fazer parte da grade do programa graças ao "épico" Sarney.

Como bem sabemos, o Maranhão é o estado cujo aglutina uma das maiores quantidades de analfabetos no Brasil, dizem que talvez seja a maior concentração de analfabetismo desse país. Ao ser interrogado no que se concerne ao prezado tópico, Sarney teve a brilhante ideia de fazer adolescentes do seu estado, ganhar prêmios, provas, concursos, e o programa citado acima; como resposta à pouca oposição que o cobra.

Numa das edições do pífio Soletrando, nove adolescentes foram classificados, oito do Maranhão, e uma menina de um local próximo. A solitária menina ganhou, e chegaram a impor que a questão que a consagrou fosse anulada, devido a mesma ter soletrado uma respectiva palavra no plural; aspecto irrelevante segundo o regulamento do quadro. Ao fim, veio uma ordem de lá de cima da emissora, e o quadro foi extirpado do programa. Agora reflitam, se por uma besteira como essa, Sarney impõe essa tamanha autoridade, imagina quando se trata de algo sério. E alguém pode me explicar a relação Globo e Sarney? Não entendi a dualidade. Que país em. Olha o pensamento de um dos chefões do Brasil, ao invés de ir ao centro da questão e resolver o problema, prefere o mesmo elevar os entornos, e maquear a nefasta realidade, que por assim dizer, fora criada por ele mesmo. Instrumentos e inimigos, é assim que eles nos enxergam, Nietzsche.

Um dia

Um dia acordei e pude escrever,
escrever sobre tudo,
escrever sobre o mundo,
simplesmente escrever.

Não havia vigilância,
não havia censura.
Apenas literatura,
visando me engrandecer.

Nesse mundo de luta,
eu falava mal dos reis.
Falava mal do Lula,
mal do Sarney.

Nesse dia que eu redigia,
qualquer assunto era pauta.
Não havia editor chefe,
nenhuma palavra me fazia falta.

Ainda estou aqui, acordado,
enquanto o mundo dorme.
Mas já pensei em desistir,
contra esta esquerda vil e bem uniforme.

Meus dias foram feitos de palavras, meu mundo feito de poesias,
minha escrita que sempre e ilimitada, escrever, é resumir a minha vida.

Esse dia um dia chegará.
Daniel Muzitano

2 comentários:

  1. Prezado Daniel, a situação é crítica e o pior que não se vislumbra a sonhada luz no fim do túnel. Necessário é a moralização geral, global, uniforme. Não adiantará trocar seis por meia dúzia. A solução viável para as nossas mazelas é o crescimento moral, o crescimento interior e uma melhora real na educação. Só educação não será suficiente, mas, pelo menos forçaria um grande salto. Quando crescermos moralmente, seremos éticos, solidários, fraternos, sociáveis. Quando formos moralmente adultos - talvez daqui há 500, 1000, 10.000 anos, sei lá, haverá de fato um mundo melhor, mas enquanto isso, nenhum governo, nenhum político, nenhuma seita fará diferença, por que para que haja a mudança interior é necessário existir a vontade férrea de mudar.
    Um abraço. Tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir