terça-feira, 6 de maio de 2014

O tal braço


Breve gente seja dúvida. "Os homens distinguem-se entre si também neste caso: Alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam", Tolstoi. Que epílogo.

O braço direito ou o braço-direito

Esta pós graduação está me fazendo perceber aspectos que até então não notava em outrora. Por exemplo, o fato de "Prazer" ser um verbo. São vinte e três anos ouvindo tal palavra, e sequer sabia que era um verbo. Como bem creio que 99% dos habitantes deste país também não tenham a mínima ciência do respectivo inédito. A primeira pessoa do mais que perfeito, acreditem, é "Eu Prouvera".

Ah, como não poderia deixar de ser, gostaria de deixar um efusivo abraço para todos os ministros da educação nesses vinte e três anos, aos donos de escolas, aos programas de Tv, as minhas professoras que me fizeram decorar regras ridículas a ponto tamanho de me fazer esquecer tudo, e claro, aos presidentes Collor, Itamar, Fhc, Lula e Dilma que foram incapazes de elaborar um programa de educação a longo prazo.

Minha reminiscência anda um tanto quanto nefasta. Contudo, lembro de regras para gravar as preposições: A, ante, após, até, com, contra, de, desde, para, perante, por, ser, sobre, sob................E olha que não duvido que até os dias de agora isso esteja sendo implementado como sistema de ensino. E quanto as musiquinhas para gravar respostas visando provas de vestibular? Ainda somos muito diletantes no que se concerne para com a educação. E não tão somente essa.

Eu estava como uma pequena interrogação a respeito do título. Qual seria o termo culto? Braço direito ou Braço-Direito? Seguindo a exígua aulinha. O tal novo acordo ortográfico é algo no mínimo túrbido. O "Braço-Direito" é utilizado quando fizer alusão a pessoa (s), por exemplo: "Nos últimos vinte e três anos, todos os citados acima foram o braço-direito da ignorância". No entanto, quando uso de outra forma o certo é "Braço- direito". Ou seja: "Ao jogar futebol, desloquei meu braço direito". Há quem diga que a explicação da regra nova se baseia na seguinte pauta: Se eu não fizer referência ao primeiro termo ( Braço) ou ao segundo( Direito) ,por corolário, existe a necessidade de um terceiro termo. E tal remete ao nosso conhecido hífen . A conclusão a qual podemos chegar é apenas uma: "Direito hoje no Brasil é só o braço mesmo". É isso ai.

Poema

Os braços

Já me não lembro quando,
num encanto de tanto do que só se é.
No confronto a que não sou de aclamo,
optam pela ineptidão daquele que se é.

Palavras que descrevem mundos,
são céus profundos de farisaísmo formidável.
A escrita de um escritor moribundo,
é mais que um rascunho para tal realidade.

Robusteço o luzidio e elã,
de amanhã como para um canto.
Lutando contra a igualdade, a merda do ecad,
e a bosta do Caetano.

Chico já não mais vive,
Roberto é de tão Anitta.
Gabriel, o tal García,
dá dor de barriga a quem sabe escrever.

É globo, Pt, Psol,
tucanos e outros bichos.
Quem hoje já cheirou pó, perece tão só,
em se fazer digno.

Daniel Muzitano

Um comentário: