domingo, 26 de março de 2017

Etimologia e um recado aos que irão às ruas

O Victor Hugo, célebre dramaturgo francês, dizia que as palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade. À parte, há um gesto isolado chamado de etimologia. Dito isso, vamos às definições de economia e elenco. Segundo o professor Sérgio Nogueira, eco vem do grego oikos que, vale citar, significa casa. Já o sufixo nomia-, do grego nomos, "lei" e/ou "administração". Em síntese, economia era outrora "administrar a casa".
Ademais, e de acordo com Antenor Nascentes, elenco também viera do grego, de élenchos, sendo mais bem específico. Elenco era o índice do livro que, claro, reunia componentes da obra. Para fechar, àqueles que vão às ruas do Rio: fui em 2015 e em 2016, mas o Rio, até então "contrário" ao comunismo e ao PT, pois bem, me proporcionou um segundo turno entre o Crivella (ex-ministro do PT) e o Freixo (filho do PT).
Dado o exposto, só quero dizer que eu não sou otário. De nada adianta manifestar aos tantos, e, um ano depois, fazer merda na hora de votar. Minha manifestação hoje é estudar etimologia. Registro o meu respeito aos eleitores de outros centros que, além de irem às ruas hoje, destruíram o PT e seus primos ano passado. Caso eu tivesse em uma cidade decente, decerto, sairia de casa com orgulho. Entretanto, não é o caso do Rio. E mais, em 2013 protestávamos contra o PT. Em 2014, Dilma venceu com uma diferença significativa no mesmo Rio. Cansei!

Daniel Muzitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário