quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O grama ou a grama?

Malgrado o fato de haver um demasiado quiproquó nesta questão, a dúvida não é lá tola, uma vez que o aviltamento pela etimologia vigora em nosso país de há muito. Dito isso, fiquemos à espreita do assunto, a saber, com o auxílio do sempre irreprochável Antenor Nascentes, diga-se, o mestre dos mestres na conjuntura etimológica. Acerca da pauta, antes de tudo é bom ressaltarmos que tanto existe "o grama", bem como "a grama". Sendo assim, que desvendemos o mistério.
Segundo o nosso famigerado dicionário Caldas, a grama seria o mesmo que gramado, isto é, qualquer gramínea de rizomas rastejantes, cultivada para formar gramados, jardins e parques ou como forrageiras. Já o grama, principal unidade de massa do sistema métrico, correspondente a um milésimo do quilograma, ou seja, o correto seria falar, por exemplo, duzentos gramas de presunto.
Sem mais delongas, a grama surgiu do latim gramen; expressão, portanto, confundida com gramínea. Aliás, alguns autores dizem que a grama decorre de gramen, graminis. Embora não haja consenso, indubitavelmente a palavra gramínea é indissociável à palavra grama, claro, no feminino. Para com o grama, deriva do grego grámma, então, escrópulo. Em suma, antigo peso de 24 grãos ou uma terça parte da oitava, equivalente a 1 grama e 125 miligramas. Com o passar dos tempos, o elemento -grama- passou a significar letra e registro; sentidos, logo, presentes em gramática e cronograma.
Por fim, o grama e a grama são homônimos perfeitos, qual seja, palavras com pronúncia e grafia iguais, porém significados diferentes. Como adendo, homônimo emana do grego homónymos. Em suma, soma de homós (igual) e ónymos (nome). Em resumo, tudo é mais fácil com a etimologia. É isso.
Daniel Muzitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário