quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Entrevista para a Katiuscia Vasconcellos sobre alfabetização

1- Existe diferença entre alfabetização e letramento?

Creio que uma seja inferência da outra. Assim sendo, uma criança apenas alfabetizada é capaz de usufruir as habilidades de ler e escrever. Já uma letrada – além de saber ler e escrever – comporta consigo a perspicácia de exercer isso de um modo apropriado. Por exemplo, é apta a interpretar textos diferentes sem dificuldade para tanto.

2- Qual o seu método utilizado para alfabetização?

Creio que o docente, sobretudo nesse particular, deva ser dinâmico. A meu ver, a utilização de músicas infantis é importante. Ademais, brincadeiras como a forca a fim de estimular a separação de sílabas de modo a coadunar questões sonoras. Julgo crucial que a leitura e o uso de certos livros para a idade nos fazem crer que são elementos irrevogáveis para a questão, bem como a associação de imagens a palavras. Por fim, tudo isso incluindo desde sempre a etimologia que, de um modo cuidadoso, deve compor também a alfabetização.  

3- Como você avalia o método da cartilha?

Atrasado. Não à toa somos uma tragédia no âmbito educacional de há muito porque estamos restritos a 10% da minha resposta anterior. Paulo Freire é um fracasso. Aliás, o Brasil anda esquecendo um pouco de questões mais importantes, pois certos professores se preocupam em formar ideologias. Portanto, não estamos fabricando homens.

4- Em que idade tem início a alfabetização do aluno?

Devemos estar atentos a partir do instante em que a criança começa a falar.

5- A alfabetização se aplica somente na sala de aula ou se dá também fora dela? Por quê? E como?

Acho que de igual fora dela. Temos que unir os pais dentro desse processo importantíssimo porque a criança passa a enunciar as primeiras palavras bem antes. Acho que as instituições competentes – e o setor privado deveria substituir o público – deveriam antever. Ou seja, orientar os pais promulgando um programa antes mesmo de a criança entrar em uma creche. Aliás, melhor seria um profissional seguindo o método supracitado na segunda pergunta desde a primeira palavra.

6- Qual o exercício mais utilizado na alfabetização?

Pela maioria acho que a associação de imagens a palavras. Todavia, acho que integrar todos os exercícios ao fator etimológico deveria ser o mais utilizado. Queria deixar claro aqui que é um absurdo total um sujeito com 18 anos de idade nunca ter tido contato algum com etimologia. Isso hoje é a nossa pútrida realidade.

7- De que modo se avalia se o aluno está ou não alfabetizado?


Com testes e acompanhamento individual com o intuito de acompanhar o ritmo de cada um. A Escola da Ponte, por exemplo, exerce isso. Mas há falhas nesse projeto apesar de eu reconhecê-lo como algo até relevante. Por fim, a formação é eterna. Logo, não dá para ter todo esse trabalho para que depois fiquemos à deriva com doutrinações e ideologia de gênero. Muito obrigado. 

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