1- Existe diferença entre alfabetização e letramento?
Creio que uma seja inferência da outra. Assim sendo, uma criança apenas
alfabetizada é capaz de usufruir as habilidades de ler e escrever. Já uma
letrada – além de saber ler e escrever – comporta consigo a perspicácia de
exercer isso de um modo apropriado. Por exemplo, é apta a interpretar textos diferentes
sem dificuldade para tanto.
2- Qual o seu método
utilizado para alfabetização?
Creio
que o docente, sobretudo nesse particular, deva ser dinâmico. A meu ver, a
utilização de músicas infantis é importante. Ademais, brincadeiras como a forca
a fim de estimular a separação de sílabas de modo a coadunar questões sonoras. Julgo
crucial que a leitura e o uso de certos livros para a idade nos fazem crer que são
elementos irrevogáveis para a questão, bem como a associação de imagens a
palavras. Por fim, tudo isso incluindo desde sempre a etimologia que, de um
modo cuidadoso, deve compor também a alfabetização.
3- Como você avalia o
método da cartilha?
Atrasado.
Não à toa somos uma tragédia no âmbito educacional de há muito porque estamos
restritos a 10% da minha resposta anterior. Paulo Freire é um fracasso. Aliás,
o Brasil anda esquecendo um pouco de questões mais importantes, pois certos
professores se preocupam em formar ideologias. Portanto, não estamos fabricando
homens.
4- Em que idade tem início
a alfabetização do aluno?
Devemos
estar atentos a partir do instante em que a criança começa a falar.
5- A alfabetização
se aplica somente na sala de aula ou se dá também fora dela? Por quê? E
como?
Acho
que de igual fora dela. Temos que unir os pais dentro desse processo importantíssimo
porque a criança passa a enunciar as primeiras palavras bem antes. Acho que as instituições
competentes – e o setor privado deveria substituir o público – deveriam antever.
Ou seja, orientar os pais promulgando um programa antes mesmo de a criança
entrar em uma creche. Aliás, melhor seria um profissional seguindo o método
supracitado na segunda pergunta desde a primeira palavra.
6- Qual o exercício mais
utilizado na alfabetização?
Pela maioria acho que a associação de imagens a palavras. Todavia,
acho que integrar todos os exercícios ao fator etimológico deveria ser o mais
utilizado. Queria deixar claro aqui que é um absurdo total um sujeito com 18
anos de idade nunca ter tido contato algum com etimologia. Isso hoje é a nossa pútrida
realidade.
7- De que modo se avalia
se o aluno está ou não alfabetizado?
Com
testes e acompanhamento individual com o intuito de acompanhar o ritmo de cada
um. A Escola da Ponte, por exemplo, exerce isso. Mas há falhas nesse projeto
apesar de eu reconhecê-lo como algo até relevante. Por fim, a formação é
eterna. Logo, não dá para ter todo esse trabalho para que depois fiquemos à
deriva com doutrinações e ideologia de gênero. Muito obrigado.
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